Fatores que influenciam na compra virtual Publicado 12/03/2021

 

 

Quando um cliente precisa comprar um calçado, ele possui duas opções principais de compra: ir até o endereço físico de uma loja, ou acessar a internet e encontrar uma loja virtual através de sites, mídias sociais e etc ou ainda, misturar os 2 métodos… Como assim? Alguns consumidores, gostam de um jeito, mas devido a situação atual, precisam usar outra maneira para adquirir o que está precisando e se sentem inseguros. Para saber qual dessas alternativas seguir, é comum que as pessoas considerem os prós e os contras, tanto no formato presencial, quanto no online.

Já existem diversas pesquisas que mostram informações relevantes sobre o cenário, de modo que o empresário pode ter acesso a dados que o ajudem a tomar decisões mais assertivas para guiar o seu negócio. Segundo o relatório Think with Google de 2018, 63% das experiências com compras começam na internet. Assim, mesmo que o cliente decida fechar negócio em uma loja física, a busca dele começou em sites ou blogs. Além disso, a plataforma Episerver fez um levantamento onde constatou que 62% dos entrevistados afirmaram fazer compras virtuais todos os meses. Por isso buscamos conhecer o perfil do consumidor desses dois meios de compra, principalmente porque eles não são exatamente iguais. Pode ser que uma pessoa que deseja adquirir um calçado específico não queira fazer um pedido online por não conseguir testar o produto em si, enquanto um consumidor que tenha pouco tempo prefira comprar pelo site para receber em casa e, caso não dê certo, troque ou devolva depois. Alguns fatores são essenciais:

 

  • Atendimento;
  • Experiência com a marca;
  • O preço dos produtos;
  • A urgência;
  • A comodidade;
  • O custo do frete;
  • As formas de pagamento;
  • Acessibilidade do site;
  • O processo de troca;
  • A possibilidade de testar;
  •  

 No mundo de hoje, onde as compras online crescem cada vez mais, ter um atendimento personalizado e mais humano é diferencial, conhecer o seu cliente, buscar entender suas necessidades e preferências e se mostrar disponível. Também é importante mencionar a experiência positiva que ele teve com a marca no passado. Calçados são uma necessidade básica, existem diversos modelos e marcas que usamos desde sempre, aqueles que nos trazem mais conforto aos pés, os que duram mais, ou ainda, aqueles que aumentam nossa auto-estima e, por isso, acabam conquistando nossa confiança. Mas, se a expectativa do cliente não for atendida, ele busca novas opções, que podem ser tanto presenciais quanto virtuais. 

Outro fator importante para algumas pessoas no momento da compra é o preço do produto. Assim, se a loja física oferece bons descontos e/ou parcelamentos, ela pode ser escolhida em detrimento de uma loja virtual com valores mais altos, e vice-versa. Para alguns, um ponto essencial é a urgência que possui em ter o sapato nos seus pés. Quando não há emergência, o pedido virtual pode atender as necessidades tranquilamente, mesmo que o prazo de entrega demore mais. A comodidade e o bom atendimento é mais um elemento de peso na decisão. Se o comprador possui fácil acesso ou mora próximo de um estabelecimento que gosta, ele acaba por comparecer no local. 

Também temos o problema do preço do envio que pode ser um fator que pesa na decisão do cliente, a depender da localidade, pode não ser vantajoso para o comprador. De acordo com a plataforma Statista, 63% dos consumidores virtuais abandonam o carrinho de compras ao ser impactado por um preço elevado de despacho. Nós da Dtalhe Calçados trabalhamos com diversas modalidades de frete com ótimos preços que atendem todo o Brasil, além de facilitar a forma de pagamento para o cliente. 

 

 

As compras virtuais devem ser sempre descomplicadas e práticas para o cliente.

Afinal, mesmo que muitas pessoas já tenham aderido às compras online, entrar em um site que não é claro ou que é pouco funcional faz com que o consumidor acabe desistindo do pedido. Por isso, é essencial criar páginas para vender os produtos que tenham uma boa descrição, boas fotos, que ofereçam um campo para cálculo de frete, um processo de pagamento rápido e enxuto, além de oferecer várias opções de atendimento imediato como chat, whatsapp, etc. Com essas características, é provável que o cliente se sinta mais confortável para efetuar a compra, sem ficar cheio de dúvidas em relação ao caminho a seguir até o pagamento do item. 

Alguns segmentos, como os de roupas e calçados, podem ter desafios em relação ao processo de venda virtual. Isso porque o cliente na compra online pode acabar solicitando uma peça com tamanho errado, o que exigirá a troca do produto. Dessa forma, desenvolver um processo de troca descomplicado, que ajude o comprador a não se sentir lesado ou prejudicado, é um meio eficaz de fidelizar e de amparar o cliente em uma situação inesperada. E além disso buscamos investir em ações que evitem a confusão do cliente no momento da compra. Temos o nosso guia de medidas que ajuda a calcular medidas e tamanhos. Ao investir nesses cuidados, os índices de retorno podem diminuir de maneira positiva, o que reduz também custos extras e enganos desnecessários. 

Conhecer os fatores que influenciam os clientes que fazem compras virtuais é fundamental para que possamos conquistar a preferência de quem quer comprar seu calçado online. Dessa forma, se você oferece as melhores opções para os seus potenciais clientes, os benefícios colhidos podem ser vários: como o retorno do consumidor para um novo pedido, a indicação da loja para amigos, a fidelização do público, etc.

 

 

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